Reconhecida como uma das mais belas vozes de
soprano do Brasil, pela elegância do fraseado e expressividade de seu canto,
Silviane Bellato nascida em São Paulo estudou canto com Carlos Vial na Escola
Municipal de Música de São Paulo. Foi aluna dos cursos de aperfeiçoamento de
Renata Scotto Opera Accademy e Magda Olivero, na Itália. Posteriormente
formou-se no Instituto Superior de Artes do Teatro Colón de Buenos Aires onde
foi aluna da soprano Mirtha Garbarini e do maestro Reinaldo Censabella. Foi
vencedora do Concurso Maria Callas em São Paulo.
Debutou na temporada oficial do Teatro Colón de
Buenos Aires cantando o papel de Amelia em Simon Boccanegra sob regência do
maestro italiano Massimo Biscardi e direção de Constantino Yuri. Também no
Teatro Colón cantou Woglinde em Das Rheingold, sob regência de Charles Dutoit e
na estréia latino americana da ópera Ubu Rex de Penderecki sob regência de
Jaceck Kaspszyk e Iwona Sowinska. Ainda na Argentina, na cidade de San Juan,
cantou o papel de Micaela da ópera Carmen de Bizet no grande Auditório Juan
Victoria sob regência de Alexey Smirliev, em uma produção do Mozarteum
Argentino.
No Theatro Municipal do Rio de Janeiro cantou as
partes de Anjo Gabriel e Eva em Die Schöpfung de Haydn, produção de Uwe Scholz,
num total de 20 récitas sob regência de André Cardoso. Ainda no Theatro
Municipal do Rio de Janeiro cantou Pamina em Die Zauberflöte e Ilia em Idomeneo
sob regência de Silvio Barbato. No Theatro Municipal de São Paulo foi solista
na Missa Lord Nelson de Haydn e Missa em Sol menor de Schubert sob regência de
Samuel Kerr, na Lauda per La Natività Del Signore de Respighi sob regência de
Mateus Araújo e também interpretou papéis como Pamina em Die Zauberflöte, Hanna
Glawary em a Das Lustige Witwe.
Cantou “Chansons Madécasses” de Ravel na temporada
oficial da OSESP.
Foi solista da Nona Sinfonia de Beethoven no
Theatro da Paz em Belém sob regência de Mateus Araújo. Foi a Micaela na produção da ópera Carmen em
Florianópolis dirigida por Jefferson Della Rocca.
Apresentou-se em diversos Teatros salas de
concertos como Teatro Colón de Buenos Aires (Argentina), Palácio de Bellas
Artes (México), Theatro da Paz, Teatro Amazonas, Theatro Municipal do Rio de
Janeiro, Theatro Municipal de São Paulo, Auditório Claudio Santoro em Campos do
Jordão, Theatro São Pedro, Teatro Municipal de Santo André, Memorial da America
Latina, Sala São Paulo entre outras.
Cantou sob regência de maestros como Massimo
Biscardi, Maurizio Colasanti, Charles Dutoit, Jaceck Kaspszyk, Luiz Fernando
Malheiro, Carlos Eduardo Moreno, Iwona Sowinska, Mateus Araujo, Silvio Barbato,
Alexey Smirliev, Miguel campos Neto, André Cardoso, Manfredo Schmdiet, Carlos
Fiorini, Emiliano Patarra, Ronaldo Bologna e trabalhou sob direção de diretores como Ladislav Stros, Constantino
Yuri, Georges Delnon, Moacyr Góes, Caetano Vilela, Walter Neiva, Jaime
Martorell, entre outros.
Cantou o papel de Nedda em Pagliacci no VII
Festival Amazonas de Opera e em 2010
no XIV Festival Amazonas de Opera o papel de Ilara da ópera Lo Schiavo de
Carlos Gomes, ambas sob regência de Luiz Fernando Malheiro.
Em
janeiro e fevereiro de 2011 cantou o recital solo “Brasil en Canciones” como
convidada especial no importante Festival Cultural Alfonso Ortiz Tirado, cidade
de Álamos, México e no Palácio de Bellas Artes, Cidade do México, acompanhada
pelo renomado pianista Ángel Rodriguez, onde obteve grande reconhecimento de
público e da crítica mexicana. Em julho de 2011 cantou as “Canções da Floresta
do Amazonas” de Villa-Lobos com a Orquestra Jovem Vale Música de Belém no
Auditório do Ibirapuera em São Paulo sob regência de Miguel Campos Neto. Em
novembro de 2011 debutou o papel de Tosca de Puccini no Festival de Opera do
Theatro da Paz em Belém, sob regência do Maestro Carlos Moreno.
Em
2012 cantou novamente o papel de Tosca com a Orquestra Sinfônica de Santo André
com regência do Maestro Carlos Moreno, onde obteve grande sucesso e cantou como
convidada especial no Festival Eleazar de Carvalho.
Em
2013 cantou um concerto como solista convidada da OSUEL – Orquestra da
Universidade Estadual de Londrina sob regência de Maurizio Colasanti, onde
cantou “Liebestod” da opera Tristão e Isolda de Richard Wagner. Cantou recital
solo no I Festival de Opera de Ribeirão Preto acompanhada do pianista Marcos
Aragoni.
Ainda
2013 cantou Gala Verdi e o papel de Madama Butterfly no I festival de Música
Erudita de Vitória com direção de Francisco Mayrink e regência de Helder
Trefzger e o papel de Nedda de Pagliacci no Teatro Castro Alves em Salvador,
sob regência de José Maurício Brandão.
Em
2015 canta o papel de Madama Butterfly no I Brasil Opera Festival, na cidade
Fortaleza, Ceará, sob regência de Maurizio Colasanti. È diretora fundadora da
agência e produtora Arte Lírica & Concertos e do Brasil Opera Festival de
Fortaleza.
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